Hospital Adventista de Belém

+55 (91) 3084 - 8686

atendimento@hab.org.br
Avenida Almirante Barroso - 1758 Marco Belém - PA. CEP: 66093-904

Agendamento de Consultas e Exames

+55 (91) 3084 - 7533

Resultado de Exames

+55 (91) 3194 - 1133

Siga-nos

HAB resgata suas raízes pioneiras em ação da “RAS/PA Presente nas Comunidades” na Vila Murajá, Curuçá/PA

HAB resgata suas raízes pioneiras em ação da “RAS/PA Presente nas Comunidades” na Vila Murajá, Curuçá/PA

O município de Curuçá, no Estado do Pará, ocupa um lugar de destaque na fascinante história de sete décadas do HAB. Ele foi uma das primeiras comunidades ribeirinhas a receber a lancha médico-missionária Luzeiro I. Para relembrar o compromisso com o bem-estar e a saúde da população, o HAB realizou uma ação marcante de evangelismo e promoção de saúde na Vila Murajá, nos dias 18 e 19, através do projeto “RAS/PA Presente nas Comunidades”.

A ação do projeto, prevista no plano estratégico deste ano, iniciou sua programação de sábado com os trabalhos da capelania do HAB e do quarteto Ômega. Eles levaram para comunidade momentos de reflexão, oração e louvor. O Pastor Gabriel enriqueceu a Escola Sabatina com a meditação sobre o amor ao próximo, enquanto o pastor Aquino Bastos fez a sua pregação durante o culto, abordando “A saúde no contexto da Terceira Mensagem Angélica”. 

Aquino Bastos, gerente da Capelania da instituição, explica que a preocupação com a saúde física, mental e social da população ribeirinha foi a principal estratégia utilizada para propagar a mensagem adventista do sétimo dia na região.

“Quando somos questionados sobre o motivo pelo qual o hospital se preocupa tanto com a saúde, a resposta é clara. Precisamos ter saúde para adorar e servir a Deus na alegria da saúde e não na tristeza da doença.”, destacou o pastor Aquino Bastos.

Rosário Melo, assistente social e coordenadora de projetos sociais da RAS/PA, diz que ação revitalizou laços históricos, mas também reiterou que o HAB permanece firme na missão de levar o cuidado integral à comunidade. Ela também fala dos serviços oferecidos no segundo dia da ação. “Neste segundo dia, nossa programação será voltada para a promoção da saúde. Então, trouxemos o trailer da Luzeiro Urbana, equipado com consultório odontológico, para oferecer os serviços odontológicos básicos. Vamos oferecer também atendimento médico, distribuição de medicamentos e palestras sobre a saúde bucal”, informou. 

O morador da Vila de Murajá, Segismundo Martins, destaca a importância das orientações sobre a saúde bucal. Ele compartilha: “Até tem médico aqui no município, mas é muito difícil conseguir uma consulta com ele, sabe? E quando consegue, não dá para fazer o procedimento que precisamos por falta de material mesmo. Mas uma coisa que chamou bastante a minha atenção aqui foi a palestra que fala da higiene com a nossa boca. Tenho 72 anos e nunca recebi essa informação. Se eu tivesse tido essa informação desde que era garoto, não teria sofrido tanto com dor de dente. Perdi boa parte dos meus dentes. Pela primeira vez, fiz uma limpeza e aplicação de flúor. ”, comemora sua experiência com um sorriso tímido.

A professora Luciana Lima é outra moradora que relata a dificuldade de acesso aos serviços de saúde na Vila de Murajá. “O posto daqui atende vários vilarejos daqui da redondeza, então, as fichas distribuídas não são o suficiente para atender a nossa população. Por isso, uma ação dessa que não só traz o atendimento médico mas também garante o recebimento do medicamento já é uma grande ajuda para nossa comunidade.”, agradeceu a moradora.

A ação demostra que, mesmo após de 70 anos, a instituição ainda mantém viva a influência dos missionários pioneiros que, transformaram vidas.