Com chave de ouro, o Hospital Adventista de Belém encerrou sua Semana de Enfermagem com um ciclo de palestras impactantes
Todos nós vivemos e interagimos em um ambiente que inclui aspectos naturais, socioculturais, políticos e materiais. Inspirar e motivar as pessoas a cuidar do lugar onde vivem para alcançar o bem-estar é a essência da enfermagem adventista. Esse legado nos convida a fazer a diferença, promovendo um futuro mais saudável e harmonioso para todos. Por isso, a gerência de enfermagem organizou a 54ª Semana da Enfermagem, com o tema “O Papel da Enfermagem no Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Saúde”. O evento, realizado entre os dias 13 e 16 de maio, teve seu ciclo de palestras encerrado no dia 14 de maio, no auditório Irineu Stabenow.
No encerramento das palestras, o foco principal foi na ciência da enfermagem, tanto na educação quanto, na prática. Jaime Nere, Enfermeiro Coordenador do Centro Cirúrgico do HAB, abordou o tema “Segurança Cirúrgica: Relato de Experiência na Implantação da Escala de Elpo”. Ele apresentou exemplos que demonstram a relevância da implantação da escala de avaliação de risco para lesão por pressão decorrente do posicionamento cirúrgico, realizado no centro cirúrgico.
“O centro cirúrgico é um lugar estressante, e os enfermeiros e técnicos precisam ficar super atentos para evitar lesões por pressão no pós-cirúrgico. Compartilhar nossas experiências com os outros profissionais ajuda a disseminar novas práticas que garantem a segurança do paciente em todas as áreas assistenciais. Além disso, motiva todos a buscar novas capacitações e se manter sempre atualizados com as mudanças nos protocolos de atendimento”, destacou.
Jaime Nere, Enfermeiro Coordenador do Centro Cirúrgico do HAB
Para fortalecer as equipes de enfermagem, Ana Trindade, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente na Rede Adventista de Saúde e do Núcleo de Pesquisa Clínica, cativou a audiência ao falar sobre o estilo de liderança em enfermagem e seu impacto no turnover. Sua apresentação destacou estratégias inovadoras e inspiradoras para garantir um ambiente de trabalho mais estável e motivador.
“O objetivo da palestra é incentivar os enfermeiros a adotarem um estilo de liderança servidora. Uma pesquisa realizada pela administração, usada na dissertação de mestrado do nosso diretor administrativo, Jackson Freire, analisou o comportamento dos gestores da instituição e descobriu que eles adotam um estilo de liderança paternalista. No entanto, o estilo mais adequado para nossa instituição é a liderança servidora. Então, aproveitamos essa oportunidade para apresentar esse estudo aos profissionais e mostrar quais ferramentas devem ser implementadas para alcançar esse estilo de liderança.”
Ana Trindade, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente na Rede Adventista de Saúde e do Núcleo de Pesquisa Clínica
Na segunda parte do dia, as enfermeiras Fernanda Trindade, Elusa Machado e Ana Trindade formaram um painel inspirador. Elas apresentaram projetos inovadores que estão desenvolvendo na instituição, todos focados em melhorias contínuas, na prática da enfermagem. Suas iniciativas mostram um compromisso apaixonado com a excelência e a evolução da profissão. Fernanda Trindade falou sobre a implantação do Projeto da PICC, Elusa Machado destacou a certificação das práticas seguras de prevenção de LPP, e Ana Trindade apresentou o programa de onboarding como ferramenta para diminuir o turnover.
A última palestra do dia ficou por conta da enfermeira Dr.ᵃ Milene Til, que capturou a atenção de todos ao focar no autocuidado dos profissionais de saúde. Com uma abordagem envolvente, ela destacou a importância de cuidar de si mesmo para melhor cuidar dos outros, deixando todos inspirados a adotar práticas de bem-estar em suas rotinas diárias.
“Falamos bastante sobre o cuidado que os profissionais de saúde devem ter com os pacientes, mas é fundamental lembrar que esses profissionais também precisam ser cuidados. E esse espaço de discussão demostra que essa é uma prioridade para a administração do Hospital Adventista de Belém. Quando garantimos que estejam com a saúde mental e física em dia, eles conseguem oferecer um cuidado de qualidade, científico e valioso, garantindo a segurança dos pacientes.”, enfatizou.
Dr.ᵃ Milene Til.