Hospital Adventista de Belém

+55 (91) 3084 - 8686

atendimento@hab.org.br
Avenida Almirante Barroso - 1758 Marco Belém - PA. CEP: 66093-904

Agendamento de Consultas e Exames

+55 (91) 3084 - 7533

Resultado de Exames

+55 (91) 3194 - 1133

Siga-nos

Protocolo de neutropenia febril reforça cuidado personalizado e segurança na oncologia do HAB

Protocolo de neutropenia febril reforça cuidado personalizado e segurança na oncologia do HAB

Durante o tratamento quimioterápico, os pacientes com câncer enfrentam inúmeros desafios, sendo a neutropenia febril uma das complicações mais graves, considerada uma emergência potencialmente fatal. Para assegurar a segurança e o bem-estar dos pacientes, a Oncologia do Hospital Adventista de Belém (HAB) adotou o protocolo de neutropenia febril, que orienta um atendimento ágil e preciso. A médica hematologista, Dr.ᵃ Juliana Pelaio, ministrou a orientação sobre o fluxo de atendimento, que deve ser realizado na primeira hora de admissão do paciente. 

A orientação foi ministrada no auditório Irineu Stabenow, reforçando o compromisso da instituição com a excelência no cuidado oncológico. Esse protocolo não apenas padroniza o atendimento rápido e eficaz, mas também coloca o paciente no centro do cuidado, reduzindo complicações graves, tempo de internação e mortalidade associada à condição. 

A gerente de enfermagem, Gisele Souza, destaca que “com essas diretrizes para o manejo inicial da neutropenia febril, conseguimos reduzir o tempo de internação dos pacientes. Por isso, é essencial que todos os profissionais de saúde que lidam com esses casos reconheçam os sinais, sintomas e os pontos-chave a serem avaliados para iniciar o tratamento rapidamente, evitando que o paciente precise ficar internado por tanto tempo.”, afirmou.

Segurança do paciente Oncológico

Pacientes com doenças oncológicas possui o risco relativo de infecção. A febre pode ser a primeira manifestação de uma infecção grave, particularmente durante os períodos de neutropenia induzidos pela quimioterapia. Em alguns pacientes, ao invés de febre, pode ocorrer hipotermia, hipotensão arterial ou confusão mental. 

Nesse contexto, a enfermeira Bruna Marinho, do Centro de Oncologia e Hematologia do hospital, ressaltou a importância clínica do protocolo de neutropenia. “Estamos sempre atentos às contagens de neutrófilos dos pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico e a qualquer sinal clínico que possa indicar complicações. A implementação desse protocolo nos permite agir com segurança e eficiência, proporcionando um cuidado mais eficaz e protegido para esses pacientes.”, destacou.

Complementando essa visão, Marenilza Mufarrej, enfermeira oncológica do HAB, ressaltou que a implantação do protocolo ajuda a ampliar o conhecimento de todos os profissionais de saúde sobre a segurança do paciente oncológico. “Nem todos os profissionais da saúde acompanham  as  atualizações  e  os  avanços científicos  relacionados  à  segurança  do  paciente oncológico. Por isso, a adesão a esse protocolo é tão essencial, por orientar os demais profissionais a prestar uma assistência segura e de qualidade.”, concluiu.

Ao focar na prevenção e manejo proativo da neutropenia febril, a Oncologia do HAB adota uma estratégia que maximiza os resultados clínicos e melhora a experiência dos pacientes, entregando um cuidado que realmente agrega valor à vida daqueles que enfrentam o câncer.

Protocolo orienta os profissionais de saúde no tratamento adequado

Para a médica hematologista do Hospital Adventista de Belém, Dr.ᵃ Juliana Pelaio, o protocolo orienta os profissionais de saúde no tratamento adequado dos pacientes em risco de infecção. “Ao implementar o protocolo de neutropenia febril, padronizamos as condutas, com base em evidências, o que garante mais segurança e qualidade no cuidado ao paciente”, explicou Dr.ᵃ Juliana. Ela ressaltou que essa padronização reduz riscos, custos e tempo de internação, além de agilizar o atendimento. “Com o protocolo, oferecemos um cuidado mais eficaz, reforçando a segurança e a qualidade do tratamento na totalidade.”

Saúde baseada em valor

Esse compromisso com a qualidade e a segurança do atendimento está intrinsecamente ligado ao conceito de saúde baseada em valor. Ao implementar protocolos como o da neutropenia febril, o Hospital Adventista de Belém não apenas salva-vidas, mas também proporciona uma assistência de alta qualidade aos pacientes oncológicos. Assim, maximiza os resultados clínicos e melhora a experiência desses pacientes em sua jornada contra o câncer, refletindo um cuidado que prioriza a segurança e o bem-estar de cada indivíduo.