Rede Adventista de Saúde (RAS/PA) incentiva pacientes a cuidarem da saúde de maneira integral
Ter bons hábitos é o ponto de partida para se ter uma vida mais saudável. E para conscientizar, orientar e incentivar os clientes, em atendimento nas unidades Belém e Barcarena, a terem hábitos saudáveis, o Serviço de Atendimento ao Cliente — SAC da RAS/PA realiza nesta quinta (14), o circuito “Saúde em Ação: Viva melhor!” que ajuda o paciente a cuidar melhor da sua saúde. A programação começa nesta quinta (14), na Praça do HAB, e segue até sexta-feira (15), na recepção da unidade Barcarena.
A iniciativa integra as ações de promoção da saúde de forma completa definidas no planejamento estratégico de 2023 da RAS/PA, cujo objetivo é ser o ponto de partida para uma mudança positiva na saúde dos pacientes. Bárbara Alves, gerente do SAC, fala que a atividade tem a intenção de mudar a percepção do paciente sobre o hospital. “Nós queremos que nossos pacientes vejam o HAB como um lugar para cuidar de suas doenças, mas também como um lugar para promover sua saúde e bem-estar. E a forma mais adequada para facilitar essas novas práticas é o circuito vida saudável.”, afirma.
No circuito, foram disponibilizados espaços para realização do serviço de triagem e orientações sobre os oito remédios naturais. Nesses locais, os atendimentos eram iniciados com a verificação dos níveis de glicemia e IMC feita pela equipe de enfermagem. Nesta ocasião, acontecia a identificação das maiores necessidades do paciente que depois era encaminhado para visitar o stand do remédio natural que melhor auxiliaria na sua transformação de vida e bem-estar. O atendimento era finalizado com a recepção de uma relaxante massagem.
As orientações dadas sobre os oito remédios naturais foram feitas pelos colaboradores dos setores do SAC, capelania, nutrição, enfermagem, fisioterapia, psicologia e da odontologia. A médica do trabalho do SESMT, Gisele Araújo, que ficou responsável pelo stand que representou o remédio natural luz solar. “Este evento é muito importante para mim porque fazer medicina não é só tratar doenças, mas também prevenir doenças. Então, sinto um grande prazer em estar aqui para falar sobre a Luz Solar, um remédio natural que traz grandes benefícios à saúde. Acredito ser um momento especial, onde repassamos aos pacientes noções de que os melhores remédios podem ser encontrados na natureza.”, declara. Além de orientações sobre os remédios naturais, os pacientes foram beneficiados com instruções sobre saúde bucal e de como saber lidar com suas emoções.
Entre os pacientes que visitaram os estandes, o depoimento da paciente que veio de Marabá para fazer cirurgia no joelho, Josefa Risonha, foi a que mais falou da importância que tem o hospital realizar essas ações de promoção de novos hábitos. “Em 2016, ouvi o médico dizer que eu não poderia mais andar por conta dos cistos localizados nos joelhos e tornozelos. Depois desse diagnóstico, conheci os oito remédios naturais e resolvi mudar alguns hábitos, como a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas. E o resultado dessa mudança foi a redução no avanço da doença que possibilitou a realização da cirurgia para a extração dos cistos nos joelhos que tive uma boa recuperação. Hoje, eu já faço uso de todos os remédios naturais, em especial, a confiança em Deus que sem ela nada é possível”, relata.
A programação de encerramento aconteceu nesta sexta (15), na unidade Barcarena, quando os colaboradores do departamento administrativo e assistencial do hospital, prestaram atendimentos nas recepções para orientar os pacientes sobre os oito remédios naturais que auxiliam no cuidado com a saúde de forma integral e preventiva. Além disso, o Pastor Gabriel, membro da capelania da RAS/PA, meditou sobre o melhor remédio natural, a confiança em Deus. A ocasião foi marcada por momentos de louvor e oração. Aferição da pressão arterial e o teste de glicemia foram os outros serviços oferecidos na ação de promoção da saúde.
Elda Assis, gerente assistencial da unidade Barcarena, fala dos impactos da ação na saúde do paciente. “Conhecer e praticar os remédios naturais contribui para a saúde do nosso paciente e, consequentemente, para sua longevidade. E se o paciente está em tratamento, os remédios naturais também têm um grande impacto na sua evolução. Isso mostra que a ação vai além do benefício imediato e estabelece a conexão real entre a criação e o Criador.”, declara.
A paciente da unidade Barcarena, Jaqueline Rodrigues, diz estar contente ao ver o hospital realizando uma ação que conduz o indivíduo e sua família à melhoria da qualidade de vida. “Acredito que se todos os hospitais tivessem a mesma preocupação, com certeza as pessoas teriam uma qualidade de vida melhor e evitariam procurar o hospital. Digo isso com base na minha experiência de ter adotado esse tipo de vida saudável. Hoje, vejo como minha vida está melhorando e me sinto mais feliz. Por isso, aconselho que todos adotem os oito remédios naturais para uma vida saudável.”, relata.